Neste post iremos abordar uma sigla muito utilizada quando se trata da segurança na web, o SSL.

O que é SSL?

A sigla significa Secure Sockets Layer (Camada de Segurança de Soquetes, em tradução livre) e é nada mais que um certificado de segurança que são implementados nos sites para garantir que todos os dados enviados para o servidor sejam criptografados, dessa forma os hackers não conseguem identificar o que foi transmitido do seu computador, notebook, tablet ou smartphone para o servidor.

Como realmente funciona essa criptografia?

Quando é enviado um formulário, tanto de contato como de login, os dados são transferidos do seu navegador para o servidor que o site se encontra hospedado e se não existisse o SSL, um hacker poderia simplesmente interceptar e roubar esses dados antes que chegue no servidor, porém, com o SSL é diferente, quando o formulário é enviado os dados são criptografados e é gerado uma chave criptográfica, que com ela é possível descriptografar e conseguir visualizar os dados.

E o único que irá ter essa chave é o servidor, portanto, os hackers não conseguirão roubar as informações, porque estarão criptografadas.

Como descubro se um site é seguro?

Os sites que possuem o SSL utilizam o protocolo HTTPS, que ficam antes do domínio (ex: https://www.seusite.com.br).

E caso utilize o navegador Google Chrome irá aparecer um cadeado do lado esquerdo do domínio, em que é possível visualizar as informações do certificado, como, endereço de ip, por quem foi emitido e a data de expiração, clicando no cadeado e indo na opção Certificado.

Meu site não possuí formulários, preciso instalar o SSL?

Sim, apesar de não possuir formulários de contato ou login em seu site, é altamente recomendável instalar o certificado, porque a partir da atualização de 2019 o Google está penalizando todos os sites que não possuem o SSL, descendo de posição na busca orgânica.

É pago?

Depende do tipo de certificado que você deseja, caso precise de um individual ou até mesmo empresarial, você precisará pagar por esse tipo de serviço. Porém, se você precisa apenas que o seu site seja seguro e tenha o HTTPS, pode optar pelo SSL gratuito disponibilizado pela Let’s Encrypt.

 

Gostou do post? Então acesse o nosso blog e veja mais conteúdos!

Chat do WhatsApp
Enviar via WhatsApp